quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Veículo despenca de garagem de 4 metros de altura sobre carro estacionado em Concórdia



Uma Saveiro despencou de uma altura de até quatro metros sobre um Peugeot no Centro de Concórdia, no Oeste catarinense. O acidente ocorreu na rua Marechal Deodoro por volta das 12h desta terça-feira (21). Ninguém se feriu.
Conforme a Polícia Militar, o dono da Saveiro relatou que a queda ocorreu depois que ele estacionou o carro e puxou parcialmente o freio de mão.
“Ele disse que não engatou a primeira marcha e quando se virou para entrar em casa, ouviu o som do carro que descia desgovernado em direção ao Peugeout”, relatou o cabo Claiton Bampi, do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom).
O outro veículo ficou com o teto completamente destruído, conforme a corporação. “A dona do Peugeot ficou bastante assustada, ela havia estacionado o carro no local porque trabalha ali perto. A sorte é que não havia ninguém nos carros, nem pedestre passando por ali”, comentou Bampi.

wh3

terça-feira, 21 de novembro de 2017

PM limita deslocamento de viaturas em SC por falta de dinheiro para abastecimento


Viaturas da Polícia Militar de pelo menos três regiões de Santa Catarina estão com o deslocamento limitado por conta da falta de dinheiro para o abastecimento dos veículos. A situação foi levantada pela Associação de Praças do Estado de Santa Catarina (Aprasc) e confirmada com fontes de batalhões do Sul, Oeste e Planalto Norte do Estado.
Em Dionísio Cerqueira, no Oeste, a permissão é para cada viatura rodar no máximo 50 quilômetros a cada turno de 12 horas. No Sul, em cidades como Araranguá, Ermo, Tubarão e Criciúma, e no Planalto Norte, em Mafra e Canoinhas, há orientações para que só sejam feitos deslocamentos para atendimento de ocorrências graves. Com isso, rondas preventivas estão suspensas.
Situação semelhante ocorreu semana passada em Palhoça e São José, na Grande Florianópolis, mas conforme a Aprasc nestas cidades o problema já foi resolvido.
Segundo o presidente da associação,  subtenente Edson Fortuna, em novembro deveria ter sido repassado pela Fazenda R$ 1,5 milhão para o abastecimento e só R$ 400 mil desse valor teria chegado aos batalhões.
— Isso tem sido comum e ocorre no Estado inteiro. E não só com combustível, mas com alimentação também. Não pode restringir o combustível da forma como está sendo feito enquanto a criminalidade aumenta de forma exponencial em SC. Rodar 50 quilômetros (limite que tem sido permitido em Dionísio Cerqueira) não é nada para um policiamento — diz Fortuna.
A Secretaria da Fazenda garantiu que não há atraso nos repasses para combustível à Secretaria de Segurança Pública, que seria a responsável por gerir esses recursos. Procurada, no entanto, a SSP informou via assessoria que apenas a própria PM se manifestaria sobre a situação.
A Fazenda também informou, por nota, que após reunião com o governador Raimundo Colombo (PSD) no início da tarde desta segunda-feira, o secretário Renato Lacerda definiu a liberação ainda nesta semana de crédito suplementar no valor de R$ 280 mil para a SSP com fins de aquisição de combustível para viaturas. "Trata-se de uma quota extra enquanto é feita a projeção da necessidade de recursos até o fim do ano", diz o texto.
A PM, também por nota, reforçou as informações da Fazenda e a previsão de normalizar os abastecimentos a partir da liberação destes recursos.

jornaldesantacatarina

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Medida provisória de interesse da Odebrecht pode ser aprovada esta semana


A Operação Lava-Jato já tem três anos. Neste período, mais de 200 pessoas foram presas, mas alguns hábitos nada corretos perduram intocáveis. A votação da medida provisória 795, prevista para ocorrer nesta semana, é a prova escandalosa dessa constatação, conforme reportagem da revista Veja. Em tese, a MP vai “destravar” o setor petrolífero, abrindo espaço para a entrada de companhias estrangeiras com preços possivelmente mais competitivos. Mas, por trás de uma iniciativa que move o País para a frente, há outra que o arrasta para o atraso.
O problema da MP é que segundo delação feita em 2016 por Claudio Melo Filho, ex-diretor da Odebrecht, a empresa pagou propina a representantes do governo por duas medidas provisórias que a MP 795 agora complementa. Em outras palavras, o problema da MP está menos no prejuízo que ela pode causar do que em sua origem — associada com a mancha da propina.
Um dos artigos da MP prevê um perdão da ordem de 40 bilhões de reais, segundo a conta de auditores da Receita, para empresas prestadoras de serviços da Petrobras e para a própria estatal, que ao longo de anos driblaram o Fisco.
A aprovação da MP 795 equivalerá a mandar todo esse dinheiro de autuações para o ralo — o que já seria uma notícia ruim para um país que, com um déficit primário de 108 bilhões de reais, não pode se dar ao luxo de abrir mão de arrecadar.
Farra das medidas provisórias
Conforme a delação de Claudio Melo Filho, a Odebrecht a fez “acertos” com atos do Legislativo e do Executivo, em sua maioria a edição e a aprovação de medidas provisórias, como a MP 677, de 2015, que prorrogou contratos de energia de grandes indústrias no Nordeste.
Segundo o delator, contribuições para o governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), na campanha de 2014, eram, em parte, “contrapartida para o forte apoio [de seu pai, o senador Renan Calheiros] à renovação dos contratos de energia, que culminou na edição” do texto. Ele relata ter tido reunião na residência oficial da presidência do Senado durante o trâmite da medida provisória “para reforçar a importância do tema para a empresa”.
Melo também apontou o dedo da empreiteira na medida provisória 613, de 2013, que criou o Reiq – programa que desonerou a compra de matérias primas por indústrias químicas, atendendo a interesses da Braskem.
A Odebrecht teria autorizado a inclusão de um crédito de R$ 100 milhões na planilha “Pós-Itália”, que controlava os créditos de propina a que Guido Mantega, então no Ministério da Fazenda, tinha direito em nome do PT e do governo.
Pulando do Executivo para o Legislativo, Melo Filho disse que, durante a tramitação, o senador Romero Jucá, a quem o delator tratava como “resolvedor da República no Congresso” solicitou “apoio financeiro atrelado à aprovação do texto”. O pagamento de R$ 7 milhões teria sido dividido com Renan Calheiros e Eunício Oliveira, ambos do PMDB.

osul

Celesc emite alerta aos consumidores sobre golpe na conta de luz



A Celesc emitiu um alerta aos consumidores sobre um golpe que alega erros no faturamento de energia elétrica em algumas regiões de Santa Catarina.
"Os golpistas estão entrando em contato com clientes, por meio de email e/ou telefone, alegando erros no faturamento e emitindo nova fatura, que é enviada ao consumidor por e-mail para o futuro pagamento. A Celesc esclarece que, ao detectar erros de faturamento, uma nova via da fatura só estará disponível para o consumidor na sua Agência Web, no site celesc.com.br ou via atendimento presencial, com porte dos documentos necessários", informou a Celesc, em nota.
Caso os consumidores recebam telefonemas ou mensagens em nome da empresa, com indicação de pagamento fora dos padrões, a Celesc pede que façam denúncias pelo 0800 48 0196.
As informações sobre a fatura estão disponíveis no site www.celesc.com.br ou no Aplicativo Celesc.

Fonte: G1/wh3