terça-feira, 27 de junho de 2017

Dono de transportadora de caminhão que se envolveu em acidente na BR-282 é preso em Cascavel


O dono da transportadora do caminhão que se envolveu no acidente que deixou 28 mortos na BR-282, em Santa Catarina, em 2007, foi preso na noite desta sexta-feira (23) em Cascavel, no oeste do Paraná.
Gilmar Turatto tinha um mandado de prisão expedido em abril deste ano e aguardava o processo em liberdade. Ele foi intimado à comparecer ao fórum da cidade e foi preso por um oficial de justiça. Turatto foi condendo a 12 anos de prisão.
Veja também:
O motorista que conduzia o caminhão de Turatto, Rosinei Ferrari, foi acusado de atropelar e matar 16 das vítimas do acidente. À época do acidente, ele foi preso em flagrante por homicídio doloso. Ele foi julgado em 2015 e responde ao processo em liberdade.
O acidente aconteceu em outubro de 2007, em São Miguel do Oeste. Ao todo, 28 pessoas morreram e mais de 80 ficaram feridas. Tudo começou com uma batida entre um ônibus e uma carreta. Depois da batida, as duas pistas da rodovia foram interditadas, quando um segundo caminhão não conseguiu parar, ultrapassou a barreira policial e atropelou duas equipes da polícia, bombeiros, jornalistas e outras pessoas que faziam o resgate do acidente.
Fonte: G1/wh3

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Bloqueados, R$ 2,5 milhões de políticos e empresários de Matos Costa


Foi determinado o bloqueio judicial dos bens, até o valor de R$ 2,5 milhões, do ex-Prefeito de Matos Costa Darcy Batista Bendlin, do vereador Zaury D'Avila Fonseca e de Josenei D'Avila Fonseca, os dois últimos proprietários de empresabeneficiada por licitação fraudada. O bloqueio foi requerido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em ação civil pública por ato de improbidade administrativa.

Na ação, a 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Porto União, com atuação na área da moralidade administrativa, demonstra que houve fraude e direcionamento de procedimento licitatório para beneficiar a empresa Zaury D'Avila Fonseca & Cia na construção de uma creche para o Município de Matos Costa. De acordo com o MPSC, devido à má qualidade do serviço prestado, a creche foi interditada e está inutilizável.

Conforme relata na ação o Promotor de Justiça Tiago Davi Schmitt, em outubro de 2011 o então Prefeito Darcy Batista Bendlin autorizou a abertura de licitação para a construção de uma creche municipal, no valor de R$ 618 mil, direcionada para beneficiar a empresa do Vereador, seu correligionário político.

Segundo o Promotor de Justiça a licitação começou a ser direcionada já na escolha do modelo do certame, pois a Administração Municipal optou por tomada de preço - a qual só permite a participação de empresas já cadastradas pela Prefeitura - quando o recomendável, pelo vulto da obra, seria a ampla concorrência.

Com o formato escolhido apenas duas empresas participaram, sendo que a concorrente da empresa do Vereador foi desclassificada por não apresentar -Acervo Técnico ou Anotação de Responsabilidade Técnica comprovando a execução de obra com características compatíveis co o objeto da licitação-, conforme previa o edital. O Ministério Público sustenta, no entanto, que a empresa não só cumpriu a exigência como apresentou documentação comprobatória superior à apresentada pela construtora da qual o Vereador era sócio.

O Promotor de Justiça aponta, ainda, uma série de deficiências na obra executada, que tornaram a edificação entregue inutilizável pelo Município, em virtude do risco aos seus ocupantes. Infiltrações elétricas inadequadas e de má qualidade - inclusive com tomadas em curto-circuito e fiação pintada em vez da utilização de cores diversas - e infiltrações que causaram danos estruturais estão entre os problemas identificados por laudos técnicos.

Mesmo com as deficiências, a Prefeitura chegou a utilizar parte da edificação ¿ com um custo adicional de R$ 36 mil para correções pontuais - até fevereiro de 2017, quando foi completamente interditada. Agora, apenas para a correção dos problemas emergenciais da parte elétrica seria necessário o investimento de mais de R$ 60 mil.

Assim, diante das evidências de fraude à licitação, enriquecimento ilícito, prejuízo ao erário e violação dos princípios da administração da legalidade, impessoalidade, da moralidade, o Ministério Público requer a condenação dos envolvidos nos termos do artigo 12 da Lei de Improbidade Administrativa, que prevê perda dos valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento integral do dano, qperda da função pública, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa e proibição de contratar com o Poder Público.

A fim de garantir o ressarcimento dos cofres público e o pagamento de multa, a Promotoria de Justiça requereu a concessão de medida liminar para determinar o bloqueio dos bens dos envolvidos, deferido pelo Juízo da 2ª Vara Cível da Comarca de Porto União. A decisão é passível de recurso. (ACP n.0900033-67.2017.8.24.0052).


Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC - Foto: Divulgação/portaltivinet

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Conferência da Assistência Social é realizada em Coronel Martins



Um momento para refletir a política de assistência social, assim foi a tarde ontem, 21, durante a VII Conferência Municipal de Assistência Social realizada em Coronel Martins.
O evento foi destinado aos beneficiários de programas sociais do município e contou com a presença de aproximadamente 70 pessoas. “Ficamos feliz com a participação de nossa população num momento tão importante de debate das políticas sociais para o nosso município”, ressalta a secretária de Assistência Social, Eloide Guisolphi.
Durante a conferência os participantes prestigiaram palestra com a assistente social Neusa Moscon. “A política de assistência social é relativamente nova, então as pessoas ainda não tem noção de que ela é um direito e não um favor, e que está aí para ajudar”, destaca Neusa.
Após a palestra foram formuladas as propostas de acordo com os eixos temáticos da conferência. “Essas propostas irão guiar as ações e políticas sociais que estão sendo ou que serão aplicadas em nosso município”, explica Eloide. 
Para encerrar foram escolhidos os delegados que representarão o município na conferência estadual. Ficando  como representante governamental Sandra Scudella e suplente Neiva Guidini, já a representante cívil ficou Sidineia Dutra e suplente Sidineia Biazin.
O prefeito Ade, o vice Fabiano e o presidente da Câmara de Vereadores José de Barba, também participaram do evento. A conferência acontece a cada dois anos e estipula metas e diretrizes para nortear as políticas sociais no município.  


Senador que chamou Temer de corrupto tem o seu terceiro aliado demitido pelo governo


Um dia depois de ter chamado o presidente Michel Temer (PMDB) de “corrupto”, após dois apadrinhados seus terem sido demitidos do governo federal por causa do seu voto contrário à reforma trabalhista em comissão do Senado, o senador Hélio José (PMDB-DF) viu outro de seus aliados na administração ser demitido: a degola, dessa vez, atingiu Aline Rezende Peixoto, que perdeu o cargo de superintendente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) no Distrito Federal.
A demissão foi publicada no Diário Oficial da União dessa quinta-feira. No dia anterior, menos de 24 horas após o senador contrariar o governo, já haviam sido exonerados Vicente Ferreira, da Diretoria Planejamento e Avaliação da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste), e Nilo Gonçalves, até então titular da SPU-DF (Superintendência do Patrimônio da União no Distrito Federal).
Após as duas primeiras demissões, Hélio José partiu para o ataque ao governo Temer. “Nós não podemos permitir que o governo transforme votações em balcão de negócios. Esse governo está podre. Esse governo corrupto tinha que ter vergonha na cara e renunciar”, afirmou.
O peemedebista surpreendeu o governo ao votar contra o relatório do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) sobre a reforma trabalhista na CAS (Comissão de Assuntos Sociais). Um texto alternativo do senador Paulo Paim (PT-RS), contrário à reforma, foi aprovado por dez votos a nove.
Nas redes sociais, o parlamentar comentou a demissão de seus apadrinhados políticos. “Não serão essas represálias contraditórias que farão eu mudar de ideia”, declarou Hélio José.
Ele também justificou o seu voto em colisão com os interesses do Palácio do Planalto: “A reforma trabalhista é equivocada e vem precarizar ainda mais as relações de trabalho. É inadmissível que um governo mergulhado nesse emaranhado de corrupção tome esse tipo de atitude de retaliação de quem quer fazer as coisas de forma adequada. É uma falta de consideração”, afirmou Hélio José na quarta-feira. “Não dá para ser coagido, chantageado, por causa de posto no governo.”
Questionamento
A nomeação de Nilo para o SPU, em agosto do ano passado, gerou muita polêmica, depois que Hélio José foi flagrado em gravações divulgadas na internet dizendo que consegue nomear “a melancia que quiser no governo federal” e que “quem não estivesse com ele podia cair fora”. A conversa teria ocorrido durante uma reunião com servidores do órgão.
O registro, feito nas dependências da Secretaria de Patrimônio, foi considerado uma tentativa de demonstração de força em relação à nomeação de cargos do segundo escalão. “Ele (Francisco Nilo) tem lado. O lado dele é o senador Hélio José, que é o responsável pela SPU a partir de hoje. A partir de hoje, a SPU é responsabilidade minha, do senador Hélio José, gabinete 19 da Teotônio Vilela”, declarou o parlamentar, sem saber que estava sendo gravado.
osul