Nesta quarta-feira, dia 28, ocorre o desligamento total do sinal analógico de TV aberta em Florianópolis, São José, Palhoça, Paulo Lopes, Biguaçu, São Pedro de Alcântara e Antônio Carlos.
O processo começou em 31 de janeiro e encerra neste dia 28 de fevereiro. Quem comprou televisão a partir de 2012 não vai ter problema, mas quem tem aparelhos antigos (de tubo) precisa de conversor e antena para continuar vendo TV.
Tire suas dúvidas
Por que o sinal está mudando?
Por uma determinação do governo federal, todos os canais abertos passarão a transmitir sua programação exclusivamente pelo sinal digital. O objetivo é que, ao liberar a faixa de frequência usada atualmente pelo sinal analógico, sejam realizadas melhorias nos serviços de telefonia móvel, como a internet 4G.
Qual a diferença entre o sinal digital e o analógico?
O digital tem imagem com mais nitidez e som de maior qualidade, sem ruídos e interferências.
O que acontecerá quando o sinal analógico for desligado?
Quem não tiver adequado aparelhos à recepção do sinal digital não conseguirá assistir programas da TV aberta nessas cidades.
O que preciso fazer para receber o sinal digital?
Se o seu televisor já possui conversor integrado (é uma TV nova), basta conectá-lo a uma antena externa. Este costuma ser o caso de aparelhos de LED, LCD ou plasma. Se você tem TV de tubo, instale um conversor digital e o conecte a uma antena externa.
Os canais mudam com o sinal digital?
Sim. Após adaptar o aparelho, faça programação automática.
Ainda tenho dúvidas. Quem pode me ajudar?
Você pode acessar o site da Seja Digital (www.sejadigital.com.br), ligar 147 (de graça) ou escrever para atendimento@sejadigital.com.br.
Do Diário Catarinense/oestemais
Nenhum comentário:
Postar um comentário