Quilombo – A população de Quilombo e de toda a região é consciente da importância do trabalho prestado pelo Hospital São Bernardo de Quilombo aos pacientes. Porém, todos são sabedores também da situação financeira da Unidade Hospital, ao qual já pautou esse veiculo de comunicação alertando sobre a deficiência na estrutura e principalmente na arrecadação financeira para a manutenção dos serviços.
Diante disso, buscamos informações a respeito dos encaminhamentos tomados até o presente momento pelo atual governo Municipal de Quilombo a respeito do Hospital São Bernardo. Com exclusividade, tivemos acesso a documentos que mostram a preocupação da atual equipe de Governo em encontrar caminhos que possibilitem um melhor aproveitamento dos recursos investidos na saúde municipal, e consequentemente para a população que usufrui desse espaço.
A Direção do Hospital alega que são necessários reajustes nos repasses feitos pelos municípios ao Hospital, para suprir as despesas existentes com profissionais e materiais utilizados.
Proposta:
O município de Quilombo através de seu Gestor Silvano de Pariz encaminhou a direção do hospital três propostas:
1º Gestão Compartilhada: O município assume e disponibilizará o pessoal e materiais e medicamentos necessários para o atendimento médico ambulatorial, do pronto atendimento/plantão e os serviços ambulatoriais com seus respectivos custos, bem como todos os custos necessários para a manutenção e o custeio das internações clinico/cirúrgicas da Rede SUS, além de uma garantia mensal de um resultado para o hospital na ordem de R$ 5.000,00 (cinco mil reais);
2ª Pagamento por Produção: Garantimos o pagamento de 100% dos serviços que forem prestados à Rede SUS junto ao hospital, além d um aporte mensal de R$ 15 mil reais, para o auxilio no custeio e manutenção das atividades do Hospital;
3ª Municipalização/Transferência para outra entidade: O município assume o Hospital e sua Gestão, com período de transição de seis meses para viabilizar uma parceria com outra Instituição filantrópica Regional, ou, não sendo possível a viabilização de uma nova Instituição, o município assume em definitivo.
Em todas elas, a população tem seu direito ao atendimento garantido.
Agora, a administração municipal aguarda um posicionamento da direção do Hospital que estuda as propostas apresentadas.
Opinião do Gestor:
O prefeito Silvano De Pariz, se mostrou bastante preocupado com os altos custos de manutenção da saúde e a grande demanda por procedimentos. Segundo ele, o Hospital precisa se auto sustentar, através da prestação de serviços diferenciados, o qual é comprado pelos próprios municípios. Com a aprovção das propotas assima descritas, segundo o Gestor, será possivel baixar custos e ampliar o atendimento a população com melhorias significativas no atendimento.
Fonte:RedaçãoQuilomboMais FotoCapa:São Camilo