sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Fabiano participa de fórum sobre energias promovido pela Alesc


O vice-prefeito, Fabiano Joton, participou da 6° edição do fórum sobre energias renováveis, consumo sustentável e cidade inteligente, o Sustentar 2017, realizado na semana passada (8 e 10 de novembro) na   capital Florianópolis.
O evento, promovido pela  Assembleia Legislativa de Santa Catarina, contou com mais 30 palestrantes do Brasil e do exterior. “Em municípios menores e longe dos grandes centros, a exemplo de Coronel Martins, a falta de estrutura acaba por prejudicar o fornecimento de energia elétrica elevando o custo de distribuição. Além dos problemas das frequentes interrupções no fornecimento de energia que prejudica o trabalho dos agricultores, como o dos produtores de leite, que são a base da nossa produção”, destaca Fabiano.
O vice-prefeito ressalta que o fórum foi de grande valia para se debater alternativas de redução de custos com energia nos municípios e implantação de sistemas de produção de energia sustentável. “A geração de energia solar, através do sistema fotovoltaico por exemplo, pode ser um dos caminhos para baixar os custos com consumo de energia em nosso município. Atualmente, somando todos os setores da Administração Pública, o gasto com energia ultrapassa R$ 8 mil mensais. O fórum teve este foco, a geração de energia sustentável e barata. Vamos trabalhar, organizar e desenvolver projetos neste campo para implantar em Coronel Martins”, enfatiza Fabiano. 
Autoridades políticas de diversas esferas do estado participaram do fórum, como o deputado Dirceu Dresch que é autor do Projeto de Lei n° 198 de 2015 que visa incentivar a produção e distribuição de energias renováveis no estado. “O Brasil vive uma crise hídrica, que faz com que o país recorra à energia térmica, que é cara e poluente. Por isso, um dos focos é debater a auto geração distribuída de energia proveniente de fontes renováveis, como a solar, eólica, hídrica ou biogás. Teremos aqui especialistas para debater o futuro das matrizes renováveis, os obstáculos legais, como a cobrança do ICMS da autogeração, financiamento e novas tecnologias. A autogeração de energia é o futuro da segurança energética no país", explica o deputado.
Além das palestras, foram realizados workshop e oficinas para gestores públicos, além da apresentação de experiências que estão sendo desenvolvidas no estado no campo da energia renovável e sustentável.
O Sustentar 2017 foi organizado e realizado pela Comissão de Economia, Ciências, Tecnologia, Minas e Energia da Alesc, com o apoio do Instituto Ideal, Sebrae, Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar), Associação Brasileira de Energia Distribuída (ABDG),  Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis (FCTER)  e do Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (Fotovoltaica/UFSC). Todos os palestrante se dispuseram em debater o assunto e compartilhar conhecimentos sem cobrar pelas palestras.

Com informações da Agência Alesc

Nenhum comentário:

Postar um comentário