sábado, 14 de janeiro de 2017

Promotor de Tapejara denuncia indígenas e agricultores presos em Sananduva


O Ministério Público ajuizou denúncia através do promotor Substituto, Márcio Schenatto, junto à comarca de Sananduva, contra agricultores e indígenas que invadiram e atearam fogo em propriedades rurais, no final do ano passado, na região de divisa com Cacique Doble. As informações foram publicadas pela rádio Tapejara. A denúncia tem base no inquérito da Delegacia da Polícia Federal de Passo contra 11 pessoas, sendo agricultores e indígenas.
O Ministério público pede à justiça de Sananduva, o recebimento da denúncia, baseado em vários fatos, dentre eles, “incêndios em lavouras e a criação de uma organização criminosa com intuito de praticar delitos de extorsão de agricultores, mediante ameaça de invasão de terras e impedimento de plantio”.
Aponta ainda a denúncia do Ministério Público que “dois agricultores financiavam essa organização criminosa e davam apoio logístico, sendo que um deles financiou um trator em nome de sua filha e repassou aos demais denunciados.”  Ainda segundo o MP, dos denunciados pela justiça alguns permanecem presos e outros estão em liberdade.
A denúncia é com base no Inquérito Policial oriundo da Delegacia da Polícia Federal em Passo Fundo contra:
- I.F. (indígena) Natural de Charrua. Residente na Área Indígena de Passo Grande do Forquilha, em Cacique Doble. Atualmente recolhido ao Presídio Estadual de Getúlio Vargas.
- L.F. (indígena) Natural de Tapejara. Residente na Área Indígena de Passo Grande do Forquilha, em Cacique Doble. Atualmente recolhido ao Presídio Estadual de Lagoa Vermelha.
- A.F. Natural de Charrua. Residente na comunidade de Bom Conselho (Sananduva). Atualmente recolhido ao Presídio Estadual de Lagoa Vermelha.
- E.E.F. (indígena) Natural de Charrua . Residente na Área Indígena de Passo Grande do Forquilha, em Cacique Doble. Atualmente recolhido ao Presídio Estadual de Lagoa Vermelha.
- W.S.F. (indígena) Residente na Área Indígena de Passo Grande do Forquilha, em Cacique Doble. Atualmente recolhido ao Presídio Estadual de Lagoa Vermelha.
- M.S. N. Natural de Charrua . Residente na Área Indígena de Passo Grande do Forquilha, em Cacique Doble. Atualmente recolhido ao Presídio Estadual de Lagoa Vermelha.
- E.S. Natural de Charrua . Residente na Área Indígena de Passo Grande do Forquilha, em Cacique Doble. Atualmente recolhido ao Presídio Estadual de Lagoa Vermelha.
- E.S. Natural de Cacique Doble. Residente na cidade de Cacique Doble. Atualmente recolhido ao Presídio Estadual de Lagoa Vermelha.
- D.F. Natural de Charrua . Residente na Área Indígena de Passo Grande do Forquilha, em Cacique Doble. Atualmente recolhido ao Presídio Estadual de Lagoa Vermelha.
- A.G. (agricultor) Natural de Cacique Doble. Residente na comunidade de São Luiz Rei (Cacique Doble).
- E.T. (Administrador de empresa) Natural de Cacique Doble. Residente na comunidade de São Luiz Rei (Cacique Doble).
- R.N. (agricultor) Natural de Sananduva. Residente na comunidade de São Luiz Rei (Cacique Doble).

Fonte: Rádio Tapejara

Nenhum comentário:

Postar um comentário