As temperaturas mínimas em torno dos 5ºC no sábado e 11ºC neste domingo surpreenderam os gaúchos, que esperavam um mês de novembro mais próximo ao clima de verão. Meteorologistas acreditam que as baixas temperaturas indiquem o início de um período de La Niña, quando as águas do Pacífico resfriam e o tempo fica firme e seco. As informações são de Zero Hora.
O motivo do frio nesta semana, segundo especialistas, é uma massa de ar polar que entrou no continente, provocando a queda das temperaturas nas regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste. Porém, segundo especialistas, esse quadro vai mudar em breve. Como explica o meteorologista do Inmet Mamedes Luiz Melo, o sistema já está se afastando e as temperaturas devem voltar a subir.
"Estamos em um período de transição de estações, o que significa que o clima tem características tanto de verão quanto de inverno. Se é normal? Nem tanto, não acontece com tanta frequência".
Segundo o meteorologista da Somar Meteorologia Evandro Magalhães, a última vez que o frio atingiu o Estado nesta época do ano foi em 2011. Além disso, ele diz que o La Niña só deve se firmar em março ou abril do ano que vem. Enquanto isso, o gaúcho ainda pode esperar momentos intercalados de frio e de calor.
"Na segunda-feira, as temperaturas estarão mais altas, mas na parte da noite já volta a esfriar. Na terça e quarta-feira, teremos novamente temperaturas mais baixas, e depois o calor volta. No próximo final de semana, é esperada chuva para todo o Estado".
ZH
Nenhum comentário:
Postar um comentário