sexta-feira, 9 de junho de 2017

Suspensão da venda de 38 planos de saúde pela Agência Nacional de Saúde Suplementar entra em vigor nesta sexta-feira


Começa a valer nesta sexta-feira (09) a suspensão da venda de 38 planos de saúde de 14 operadoras determinada pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). A suspensão ocorre devido a reclamações de clientes relativas à cobertura assistencial, negativas e demora no atendimento, recebidas no 1º trimestre de 2017. A medida faz parte do monitoramento periódico realizado pela ANS, com o Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento.
“Ao proibir a venda dos planos que estão sendo alvo de reclamações recorrentes sobre cobertura, a ANS obriga as operadoras a qualificarem o serviço para atender com eficácia aos usuários. Somente mediante a adequação do atendimento essas operadoras poderão receber novos clientes”, explica Karla Santa Cruz Coelho, diretora da agência.
Mais de 700 mil beneficiários
Os planos de saúde suspensos possuem juntos 739.242 beneficiários. Esses clientes continuam a ter a assistência regular a que têm direito, ficando protegidos com a medida, uma vez que as operadoras terão que resolver seus problemas assistenciais para que possam receber novos beneficiários.
Das 14 operadoras com planos suspensos, 4 já tinham planos suspensos no período anterior e 10 não constavam na última lista de suspensões. A ANS explica que além de terem a comercialização suspensa, as operadoras que negaram indevidamente cobertura podem receber multa que varia de R$ 80 mil a R$ 250 mil.
Paralelamente, 6 operadoras poderão voltar a comercializar neste mês 30 planos que estavam impedidos de serem vendidos. Das 6 operadoras, 3 foram liberadas para voltar a comercializar todos os produtos que estavam suspensos e 3 tiveram reativação parcial. No site da agência, os consumidores podem consultar nos planos suspensos a classificação de todas as operadoras credenciadas a operar no mercado. (AG)
osul

Nenhum comentário:

Postar um comentário