sábado, 6 de janeiro de 2018

Prefeito de Butiá solicita reforço de policiamento após quadrilha atacar três agências bancárias durante a madrugada


Mais uma cidade do interior do Rio Grande do Sul foi alvo de bandidos fortemente armados. Entre 15 e 20 homens, portando fuzis e explosivos, atacaram as agências do BB (Banco do Brasil), da Caixa Econômica Federal e do Banrisul em Butiá, na Região Carbonífera, na madrugada deste sábado (6). Três pessoas foram feridas no ataque de acordo com informações da BM (Brigada Militar). Dois civis e um policial foram atingidos. Entre os feridos, uma mulher foi baleada na perna. Os outros apresentaram ferimentos sem gravidade.
O ataque
A ação inciou por volta das 2h. De acordo com a assessoria de imprensa do município muitas pessoas estavam reunidas na praça central no momento em que o bando explodiu a primeira agência, a do BB. Como a unidade possui dispositivo de tinta que marca as notas de cem reais, os bandidos não conseguiram levar as cédulas de maior valor. Nessa etapa, houve um primeiro confronto da quadrilha com os únicos dois policiais que faziam a segurança da cidade.
Na sequência, parte da quadrilha explodiu a fachada da Caixa Econômica Federal, mas não conseguiu acessar os terminais para buscar o dinheiro em razão do sistema de fumaça empregado pelo banco. Os criminosos teriam levado mais dinheiro do Banrisul, o terceiro a ser atacado, e mais vulnerável por não possuir nenhum sistema de proteção. Os homens teriam fugido em quatro ou cinco veículos, conforme a BM. Até o momento ninguém foi preso e a polícia mantém buscas na região.
O prefeito de Butiá, Daniel Almeida, solicitou reforço no policiamento do município e divulgou uma nota oficial lamentando o ataque.
Leia a nota na íntegra:
O prefeito municipal de Butiá, Daniel Almeida, lamenta o ato criminoso realizado na cidade durante essa madrugada, quando foi atacado com explosivos o Banco do Brasil, Caixa e Banrisul, e se solidariza com as pessoas feridas e suas famílias.
Destaca-se que, mesmo a segurança sendo de responsabilidade do Estado, o prefeito Daniel, como presidente do Consórcio dos Municípios da Região Carbonífera, já lançou neste mês de janeiro a licitação para a instalação de vídeo-monitoramento da cidade. Cabe ressaltar ainda as muitas reuniões realizadas em que o Executivo Municipal solicitou reforço no efetivo da Brigada Militar em Butiá, bem como melhores condições de trabalho para estes profissionais que fazem muito com os poucos recursos que têm. Esta noite [de sexta para sábado] apenas dois servidores da BM faziam a nossa segurança.
Esperamos que após este ataque em nossa cidade o Governo do Estado finalmente olhe para Butiá. Vamos solicitar um Grupo de Trabalho permanente para ações na segurança de Butiá e seguir lutando por reforço no efetivo da Brigada e da Polícia Civil.” (Fabiane Christaldo/ O Sul)

osul

Nenhum comentário:

Postar um comentário