sexta-feira, 28 de julho de 2017

Roubo de cargas pelo país impacta a economia de SC


A criminalidade do Rio de Janeiro está impactando também na economia de Santa Catarina. O presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos e vice-presidente para o agronegócio da Fiesc, Mário Lanznaster, diz que a cooperativa teve 65 cargas roubadas nos últimos 12 meses por quadrilhas que atuam nas rodovias. Foram levados 362 mil quilos de aves e suínos, totalizando um prejuízo de R$ 2,53 milhões.
Metade das ações foram no Rio, com 32 cargas saqueadas; Outras 20 foram em São Paulo, três na Bahia, quatro em Minas Gerais, duas em Santa Catarina, três no Paraná e duas no Mato Grosso do Sul.
A situação é tão grave que que as empresas que enviam produtos e mercadorias e as transportadoras que trafegam pelas estradas do Rio de Janeiro avaliam a possibilidade de suspender as operações se a situação não for resolvida. Com os cortes anunciados no orçamento da Polícia Rodoviária Federal, o cenário é ainda mais preocupante. Até mesmo para gigantes do setor com a Aurora.
O roubo de cargas causou um prejuízo de mais de R$ 6,1 bilhões em todo o Brasil, de 2011 a 2016. Foram 97.786 ocorrências desse tipo no país neste período, segundo os dados de um estudo sobre o impacto econômico do roubo de cargas o Brasil, divulgado pelo Sistema Firjan neste mês.
progresso.am

Nenhum comentário:

Postar um comentário