sábado, 22 de julho de 2017

Santa Catarina registra 164 focos de incêndio só neste mês


Choveu bem abaixo da média em Santa Catarina neste mês. Apesar de ser comemorado, o tempo seco pode trazer sérias consequências, como estiagem e focos de incêndio. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram que nos últimos 20 dias foram registrados 164 focos de incêndio no Estado, o que é considerado um número alto diante da média catarinense. 

— Se fizermos uma comparação com todos os meses de julho, de 1998 até 2017, esse ano já é considerado o segundo mês com maior ocorrências de focos de incêndio em território catarinense, ficando atrás apenas de julho de 2016 quando foram contabilizados 479 focos. A média para esse mês é de 63 focos de incêndio — destaca o meteorologista Leandro Puchalski. 

Ele acrescenta que o frio também ajuda a deixar a vegetação mais seca, contribuindo assim para o aumento dos focos de incêndio. Por isso é importante ficar atento em algumas situações como colocar fogo na vegetação sob o risco de perder o controle.
Outro problema que se acentuou nos últimos dias foi a estiagem com o nível dos rios baixando bastante. Segundo o Departamento de Hidrologia da Epagri pelo menos 10 cidades têm rios em situação de alerta e emergência. 

Emergência
Rio das Antas em Guaraciaba
Rio Araranguá em Forquilhinha
Rio Itajaí-Açú em Chapadão do Lageado
Rio Tubarão em Orleans e São Martinho
Rio Chapecó em Passos Maia
Rio Jacutinga em Concórdia

AlertaRio Canoinhas em Canoinhas
Rio Araranguá em Meleiro
Rio Negro em Rio Negrinho

Acumulado de chuva e previsão
Neste mês choveu, na maior parte do Estado, até 20 milímetros. Puchalski destaca que normalmente os volumes em julho ficam entre 90 e 150 mm em Santa Catarina. E não há previsão de volume relevante de chuva para os próximos dias em SC:

— Não deveremos ter chuva significativa pelo Estado até o final do mês. Na maioria das regiões não teremos nenhuma gota de chuva até o início de agosto — alerta Puchalski. 
clicrbs

Nenhum comentário:

Postar um comentário