terça-feira, 12 de julho de 2016

Granizo deixa feridos, cidades em alerta e ruas tomadas por gelo no PR


A tempestade de granizo que atingiu o Paraná na tarde desta terça-feira (12) deixou feridos, municípios em alerta e ruas completamente tomadas por pedras de gelo — principalmente nas regiões dos Campos Gerais, central e Metropolitana de Curitiba (RMC).
Segundo boletim divulgado pela Defesa Civil às 17h50, 3.976 pessoas foram atingidas, em sete municípios — Bela Vista da Caroba, Pérola do Oeste, Santa Izabel do Oeste  e Salto do Lontra, no sudoeste; Bela Vista da Aparecida, no oeste; e São José dos Pinhais e Lapa, que ficam na Região Metropolitana de Curitiba.
Ainda conforme o levantamento, 994 casas foram danificadas e uma completamente destruída no estado; quatro pessoas estão desabrigadas.
Em Ponta Grossa, a queda de um barracão na Avenida Continental, no Distrito Industrial, deixou pelo menos três feridos. Durante a tarde, vítimas ainda estavam nos escombros, segundo o Corpo de Bombeiros. Em outro ponto da cidade, um caminhão tombou com a força do vento.
As ruas de Imbituva , na região central, ficaram brancas, tomadas por pedras de gelo. Por ora, não há informações de feridos no município.
Segundo informações da Polícia Militar (PM), das 16h até o momento, foram registradas 20 ocorrências de destelhamento nas cidades de Araucária, São José dos Pinhais, Lapa, Fazenda Rio Grande, Quatro Barras e Piraquara. A Defesa Civil de Curitiba ainda não registrou nenhuma ocorência por causa das chuvas.
O metereologista Paulo Ricardo Bardou Barbieri, do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), afirma que o granizo, apesar da grande quantidade, é algo comum nesta época do ano.
"Essas chuvas são áreas de instabilidade que se formaram no Paraguai, Mato Grosso do Sul, e encontraram um ambiente quente aqui. Isso foi um gatilho. Com o choque, formou-se essas tempestades rápidas", explica.
A previsão, ainda de acordo com o Simepar, é de que haja mais tempestades rápidas ainda nesta noite e na tarde de quarta-feira (13).

portalrondon

Nenhum comentário:

Postar um comentário