A Serasa Experian lançou um novo serviço que permite a empresas consultarem gratuitamente, pela internet, se há alguma pendência financeira registrada em seu CNPJ. Pelo site Serasa Recupera, os empresários podem checar se estão negativados e qual o débito pendente que as levou à inadimplência, como, por exemplo, banco, indústria, comércio atacadista, financeira, prestadoras de serviços de telefonia, energia elétrica, entre outros, assim como ocorrências de títulos protestados.
De acordo com a Serasa, para fazer a consulta online é preciso se cadastrar previamente no site, informando os dados de contato pessoal e da empresa desejada.
Além da consulta de pendências financeiras, as empresas também podem utilizar o serviço para renegociarem suas dívidas atrasadas diretamente com os credores. Para isso, os responsáveis devem se cadastrar, de forma gratuita, e acessar a página onde estarão listados os credores participantes com os quais a empresa possui alguma conta em aberto – desde que esteja na base de dados da Serasa.
“É mais uma facilidade que colocamos à disposição dos empreendedores, para que eles tenham acesso a serviços que possibilitem, acima de tudo, a construção de uma relação mais sustentável com o crédito”, declarou o diretor de pessoa jurídica da Serasa Experian, Marcelo Leal.
Ao clicar no nome do credor serão apresentadas as pendências financeira e, caso haja credores participantes, os canais de atendimento disponíveis para efetuar a renegociação, como telefones, e-mail e chat para efetivar a renegociação.
Conforme o Serasa, desde 2017, o Serasa Recupera já contribuiu para que cerca de 91 mil companhias inadimplentes quitassem débitos atrasados, fazendo com que R$ 87 milhões voltassem aos credores. O que, segundo a entidade, é reflexo de um cenário econômico mais favorável às empresas, que têm buscado sanar suas dívidas.
Os pequenos negócios lideraram as renegociações – foram 96% delas. “A quantidade de inadimplentes estabilizou em 5,4 milhões nos últimos meses. Com o maior crescimento do PIB neste ano e os indicadores em alta, esse número deverá começar a cair”, diz Luiz Rabi, economista do Serasa.
Sair do vermelho
A ferramenta conta com cerca de 2.700 credores, de diversos portes e segmentos, e oferece um ambiente ágil e seguro para o fechamento de acordos. Com isso, mais devedores podem sair do vermelho e retomar o acesso ao crédito.
Atualmente, a Serasa Experian responde de forma online a 6 milhões de consultas por dia, atendendo a 500 mil clientes diretos e indiretos.
osul
Nenhum comentário:
Postar um comentário