quarta-feira, 31 de agosto de 2016

OLESC 2016 Futsal Quilombo



Nesta sexta feira (26), teve inicio a fase microrregional da Olesc competição para atletas até 16 anos, no Municipio de Cunha Porã. Quilombo esteve representado no futsal masculino e feminino. Buscando umas das 04 vagas para o regional que acontece em São Carlos de 23 a 27 de Setembro .Os jogos encerraram nesta terça (30) e Quilombo obteve a classificação para o regional nas duas categorias. Em uma competição de grande nivel com grandes equipes nossos atletas passaram da primeira fase com a melhor campanha no feminino e segunda melhor no masculino..chegando a semi final.. No masculino semi final contra Chapecó acabamos pecando nas finalizações e acabamos perdendo por méritos do adversário por 2 x 0. E na disputa do terceiro lugar acabamos perdendo para a forte equipe de Nova Erechim por 2 x 1. Já a equipe feminina na semi final enfrentamos a forte e favorita equipe da casa Cunha Porã. Após estar na frente em duas vezes acabamos perdendo no ultimo minuto da prorrogação por 3x2. Na disputa do terceiro lugar mais uma batalha contra São Lourenço e nas penalidades máximas depois do empate por 1x1 no tempo normal e prorrogação acabamos derrotados. Levamos a vaga para o regional e muito aprendizado e evolução. Lutamos até o fim, jogamos em alto nível em ambas as categorias e conquistamos uma nova etapa, a fase regional...Orgulho em carregar esta bandeira..tenho muito orgulho dos meus atletas. Deus colocou vcs em meu caminho.. ... Futsal Quilombo..

Juiz indefere candidatura de Gilmar Baldissera


A candidatura de Gica Baldissera foi indeferida por decisão do juiz Eleitoral Crystian Krautchychyn, publicada nesta segunda-feira, 30, no mural eletrônico do Tribunal Regional. Segundo o Ministério Público, Gica não pode concorrer porque foi afetado pela Lei da Ficha Limpa e está inelegível até 2020. A alegação
é de que ele foi inabilitado para ocupação de cargos públicos com cinco anos em condenação por crime contra a administração em 2007. A Lei da Ficha Limpa impõe uma inelegibilidade de mais oito anos. O juiz aceitou essa argumentação. Gica pode recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral.
Conforme o juiz, o caso do parlamentar é de aplicação imediata da Lei Ficha Limpa, assim não se trataria de retroatividade da lei. Na defesa do candidato a vice-prefeito, o advogado Everton Da Rosa alegou que a condenação é de 2007, e a lei entrou em vigor em 2010 e, por isso, não poderia retroagir. O juiz eleitoral considerou que quando a lei foi validada Gica ainda estava cumprindo a punição, ou seja, a pena ainda não estava extinta e, por isso, trata-se de imediata aplicação da Ficha Limpa e não uma retroatividade. O advogado confirmou que o candidato vai recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral com a mesma tese de que a lei não se aplica ao caso.

peperi 

SAVEIRO ROUBADA EM CORONEL MARTINS É RECUPERADA NO PARANÁ


Após uma denúncia anônima, a Polícia Militar localizou na manhã desta quarta-feira (31), na rodovia BR-280, KM 04, em Marmeleiro, a camionete Saveiro/Trend, cor azul, placas de Coronel Martins que havia sido tomada de assalto na noite de segunda-feira (29).
O assalto ocorreu em uma propriedade no município de Coronel Martins (SC), quando por volta das 19h30, cerca de oito homens invadiram a casa encapuzados, e fortemente armados, renderam a família que ficou refém até às 23h30, roubaram diversos objetos como motosserra, eletrônicos, alimentos e fugiram levando uma camioneta F-250 branca, placas JOE-5333 e a Saveiro que foi localizada em Marmeleiro.
O veículo estava sem a bateria, limpadores do para brisa, rádio e a vareta de medir o óleo do motor. A Saveiro foi apreendida e encaminhada a delegacia de polícia para as demais providências.
Redação com Rádio Clube

Empresa paralisa totalmente atividades até quinta-feira e funcionários falam em demissões


Os funcionários do turno da manhã da COMIL ônibus, o único que ainda estava trabalhando, foram dispensados nesta segunda-feira(29) e convocados para retorno na próxima quinta-feira( 1º). No início da tarde desta segunda-feira, a empresa emitiu Nota Oficial, para esclarecer a sociedade sobre a situação e providências. 

Recentemente a empresa concedeu descanso remunerado para os funcionários do turno da noite e reduziu o diurno para atividades somente em meio período. Funcionários da empresa relataram para o AU que a dispensa hoje aconteceu às 10h30. Que a informação que circulou hoje entre os trabalhadores é que ocorrerão centenas de demissões nos próximos dias e que de hoje até quarta-freira, a direção da empresa vai se reunir com o sindicato da categoria para definir os critérios dessas demissões. 

A Nota da empresa: 

Nota Oficial

A Comil Ônibus informa que, a partir desta segunda-feira, 29 de agosto, inicia um processo de reestruturação da empresa e de seu quadro de pessoal, necessário para adequar-se à atual situação do mercado interno. Tal medida é resultado da grave crise que o Brasil está enfrentando, com grande impacto no mercado de ônibus.

Todos os funcionários, a partir desta data, até o dia 1º de setembro, estarão em licença remunerada em toda a sua jornada de trabalho. Enquanto isso, a empresa estará negociando com o sindicato o desligamento de parte de seu quadro de funcionários.

A Comil lamenta se somar a outras tantas empresas que precisaram tomar esta difícil decisão. Mas reforça seu compromisso em fazer todos os esforços que estiverem ao seu alcance para diminuir ao máximo os impactos, mantendo o respeito e a seriedade que sempre teve com toda sua equipe, clientes, parceiros e fornecedores.

A Direção

Suspensas atividades da BR Distribuidora em Canoas


Quatro atividades realizadas na base da Petrobrás Distribuidora (BR), em Canoas, foram interditadas na manhã desta segunda-feira por Força Tarefa de Combate ao Adoecimento pelo Trabalho, integrada por equipe de auditores fiscais do trabalho da superintendência Regional do Trabalho e Emprego SRTE/RS.

Está proibido, por exemplo, o carregamento de caminhões-tanque (abastecem os postos de combustível da bandeira BR), em sistema top loading, com compostos derivados de petróleo (gasolina Podium, gasolina de aviação, aguarrás e outros produtos), nas plataformas da chamada Rua 3 do complexo.

Houve uma “interdição cautelar”, disse o auditor fiscal do trabalho da SRTE/RS, Luiz Scienza. O motivo foi o risco grave e iminente à saúde e integridade física dos trabalhadores que estão expostos a substâncias que podem levar ao adoecimento e câncer, como o benzeno.

A medida também paralisou mais três atividades da BR Distribuidora em Canoas. Foi suspensa a fabricação de emulsões asfálticas diversas, na unidade denominada Fasfnoas Também está proibido o deslocamento vertical de pessoas utilizando equipamento tipo guindaste veicular (guindauto), fabricante Palfinger, modelo PKB 10000, e cesta em fibra não projetada para transporte humano.

Por fim, os auditores suspenderam o carregamento de caminhões-tanque, em sistema botton e top loading, realizado nas plataformas de carregamento (PLECT) A, B e C. Ainda não há avaliação do impacto e do efeito da medida no abastecimento da rede de combustíveis da BR Distribuidora. A bandeira responde por quase 40% do mercado em Porto Alegre e Região Metropolitana.

O levantamento da interdição dependerá da BR. “Se forem adotadas as correções que apontamos no auto da interdição e se a inspeção que deverá ser feita, após as medidas, comprovar inexistência de risco à saúde, a interdição deve ser levantada”, observou Scienza. 


auonline

Chapecó chega a quase 210 mil habitantes e é a quinta mais populosa de SC


Santa Catarina soma 6.910.553 de habitantes em 2016, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) divulgada nesta terça-feira, dia 30, no Diário Oficial da União. Houve um crescimento de 1,3% em relação à estimativa divulgada em 2015 – 91.363 moradores a mais. A população no Brasil chega a 206 milhões.

Joinville segue como o município mais populoso do estado, com 569.645 habitantes, 7.494 a mais do que na estimativa divulgada em 2015. Mas entre as maiores cidades de Santa Catarina, nominalmente, Florianópolis teve maior crescimento e chega à população de 477.798 moradores (8.108 a mais do que em 2015). Blumenau, terceira mais populosa de SC, soma 343.715 (4.839 a mais do que no ano passado). Chapecó é a quinta maior, com 209.553 habitantes, atrás de São José, a quarta, com 236.029.

A estimativa anual de população é um índice usado para a definição de políticas públicas no país, como a divisão do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e repasses do Ministério da Saúde, por exemplo. Santa Catarina tem 14 cidades com menos de 2 mil habitantes e 13 com mais de 100 mil.
Fonte: Com informações do DC

terça-feira, 30 de agosto de 2016

SERVIÇO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR É ATIVADO EM QUILOMBO


O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina iniciou oficialmente o atendimento na unidade de Quilombo na manhã desta terça-feira (30). Agora o serviço já se encontra ativado e à disposição da população, com o plantão 24 horas, todos os dias do ano. O quartel funciona no Complexo de Segurança de Pública, um prédio que abriga todos os órgãos de segurança no município.
Segundo o Major Walter Parizzoto, subcomandante do 14º Batalhão de Xanxerê, a quem o Grupo de Bombeiros Militar de Quilombo está vinculado, o quartel conta com quatro homens por dia em serviço e duas viaturas. “Faremos os serviços de resgate e salvamento de pessoas, tanto em acidentes diversos e acidentes veiculares, extinção de incêndios - estamos com um caminhão bem estruturado aqui - e a parte de atendimento pré-hospitalar. Então toda esta região passa a partir desta terça-feira ser atendida por este serviço”, explica.
A expectativa em torno da ativação do serviço era grande na comunidade quilombense. A estrutura já era ocupada desde março, mas ainda faltavam alguns equipamentos para que o serviço entrasse em operação. “Faltavam equipamentos, porque o serviço de bombeiro é prestado por pessoas e equipamentos. Então sem as máquinas e estruturas não conseguiríamos dar uma resposta”, relata o Major Walter Parizzotto. “Tanto a ambulância quanto o caminhão precisaram ser revitalizados. Principalmente o caminhão, que levou 60 dias para ser reformado”, complementa. 
Além disso, o que demandou um tempo significativo foi a preparação do pessoal, pois haverá sempre um bombeiro militar de serviço por turno, enquanto o restante da equipe é composto por servidores municipais cedidos. “Os funcionários foram formados e treinados nos últimos 40 dias. A comunidade espera que os homens que estão nas viaturas estejam preparados para o serviço que vão prestar. Então foi necessária essa preparação. Formamos esses homens aqui e também enviamos para estágio em São Lourenço do Oeste. Em que pese todos são motoristas, eles estarão conduzindo o veículo numa situação especial, então foi preciso trabalhar isso, psicológica e emocionalmente”, explica o Major.
Com o serviço em funcionamento, a região de Quilombo contará com muito mais agilidade em caso de emergências. “Antes as viaturas se deslocavam de Chapecó ou São Lourenço do Oeste, então vamos diminuir esse tempo de uma forma inimaginável e para resgate de vítimas isso é decisivo. Internacionalmente, acredita-se que o ideal é o tempo máximo de uma hora do momento em que ocorreu o acidente e a entrada da vítima num centro cirúrgico. Se pensarmos na situação anterior, esse tempo era vencido somente no deslocamento das equipes do quartel mais próximo. Hoje vamos transformar esse tempo em poucos minutos”, sustenta Parizzotto.
Fonte|Foto: Vinicios Ranzan-Assessoria de Comunicação|ADR Quilombo-SC/Quilombomais

Eleitora é presa em flagrante após trocar voto por exame médico em município de Santa Catarina


Uma eleitora foi presa em flagrante na manhã desta sexta-feira em Araranguá, no Sul do Estado, por trocar seu voto por exame médico. Ela foi presa no momento em que iria realizar o exame em um laboratório privado no centro da cidade. A prisão foi efetuada pelo Promotor Eleitoral de Araranguá, Marcio Gai Veiga, com o apoio do GAECO-Criciuma.

Tudo começou com uma Notícia de Fato na Promotoria Eleitoral por parte de duas testemunhas que presenciaram o candidato a vereador pagando, na quarta-feira 24 de agosto, a quantia de R$ 360,00 em dinheiro a um laboratório privado, para que esse realizasse exames médicos para a eleitora.

Diante a informação, na manhã da sexta-feira, 26 de agosto, a eleitora foi presa em flagrante quando realizava os exames pagos pelo candidato, no momento em que recebia a vantagem.

Paralelo a isso, foram cumpridos dois mandados de busca a apreensão e ouvidas algumas testemunhas, a fim de reforçar as provas a prática do crime. Após pagamento de fiança a eleitora foi liberada.

Eleitora e candidato responderão processo criminal por por crime eleitoral, podendo serem condenados a até quatro anos de prisão.


Fonte: Ministério Público de Santa Catarina | Foto: Reprodução/Internet/tivinet

Raio mata mais de 300 renas na Noruega


Mais de 300 renas morreram na Noruega, atingidas por um raio, informaram nesta segunda-feira as autoridades. 

As 323 renas foram encontradas mortas na sexta-feira por um guarda-florestal em Hardangervidda, um parque nacional onde 10 mil renas vivem em liberdade. 

Imagens exibidas na televisão mostram os animais mortos, concentrados em um espaço limitado. 

"Aconteceu uma tempestade muito forte na sexta-feira na região. Os animais se reúnem quando o tempo fica ruim e estes foram atingidos por um raio", afirmou à AFP Kjartan Knutsen, funcionário da Direção Norueguesa de Meio Ambiente. 

"É algo incomum. Nunca antes havíamos visto algo similar em uma escala tão grande", completou. 

Fonte: UOL

Maioria dos candidatos em SC é homem, branco, de meia idade e com ensino médio completo

A análise de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que houve pouquíssima mudança no perfil dos candidatos em Santa Catarina nesta eleição na comparação com a disputa de 2012. A maioria dos políticos que estarão nas urnas do Estado em 2 de outubro continua sendo formada por homens brancos, de meia idade e com pelo menos o ensino médio completo – a variação de quatro anos pra cá não chegou a 3% em nenhum desses itens. As razões passam por três fatores: o sistema político defasado, a estrutura partidária e eleitoral engessada e o conservadorismo histórico das oligarquias de SC.
O conceito de "partidos de quadro" tem papel central nesse cenário. Nessa definição entram siglas criadas a partir de oligarquias e que têm uma forte influência de alguns poucos líderes – passando por eles praticamente todas as decisões acerca de candidaturas. Na avaliação do doutor em sociologia política e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Itamar Aguiar, isso é um dos principais obstáculos à renovação.
– Tirando partidos que historicamente são de massa, de base social, como o PT, os demais seguem mais ou menos uma única estrutura partidária concentrada. Há uma elite política conservadora que impede a renovação e isso é muito claro no Estado – pondera.
Mudanças na legislação dificultam caras novas
A própria minirreforma eleitoral dificulta o surgimento de caras novas nas disputas. A oferta de candidatos jovens até costuma ser uma estratégia das siglas para apresentarem-se como forças renovadoras, mas diante de uma campanha com poucos recursos e menos tempo de duração, a opção foi pela segurança.
Embora exista a aspiração de que os representantes eleitos sejam o exato espelho da sociedade (ou seja, que eles reflitam as mesmas condições sociais dos eleitores), o doutor em sociologia política e professor da UFSC Carlos Sell diz que isso é uma ilusão sociológica:
– A política é uma atividade profissionalizada e elitizada que exige recursos e experiência. Não há espaço para arriscar. Nesse caso a culpa não pode ser creditada aos partidos, mas às regras do jogo, que os forçam a atuar dessa forma para serem bem-sucedidos. Essa não deverá ser uma eleição da mudança, mas da continuidade.
O sistema político ultrapassado, com escolha dos candidatos dentro dos partidos, em prévias fechadas, e o distanciamento entre eleitos e eleitores também influenciam.
– Hoje já se trabalha com a ideia de democracia participativa deliberativa, mas aqui não conseguimos implantar esse regime. No máximo há audiências públicas e participações na saúde e educação por meio dos conselhos, mas nossa forma de fazer política ainda é muito representativa – diz Itamar Aguiar.
Renovação de representantes políticos ocorre gradualmente
Se os partidos tivessem levado em conta a pesquisa inédita do Instituto Mapa, contratada pelo Grupo RBS/SC em junho, chegariam à conclusão que poucos  desejos dos eleitores foram atendidos na escolha dos candidatos. Mais da metade dos pesquisados no levantamento achava imprescindível ou desejável que o político que fosse concorrer em outubro tivesse cursado ensino superior, mas a maioria tem ensino médio completo ou está cursando agora o superior. No item experiência, a sintonia foi um pouco melhor. Quase 45% dos entrevistados preferiam candidatos de meia-idade ou mais velhos – e estas faixas etárias realmente são as que mais aparecem entre os escolhidos pelas siglas partidárias. Da mesma forma, 62% queriam pessoas que tivessem trabalhado também em empresas, fora da política – empresário é a segunda ocupação mais comum entre os candidatos, com 16,7%.
Na renovação, o cenário foi dividido e só o resultado das urnas dirá se a aposta em candidatos experientes deu certo. Isso porque a pesquisa revelou que mais da metade dos eleitores catarinenses só vota em políticos que conhece ou de quem já ouviu falar, mas que um nome novo no cenário político eleitoral pode ganhar o seu voto de confiança nas urnas.
– A mudança no perfil acontece muito vagarosamente e é percebida depois de muitos anos. Apesar de termos problemas estruturais, acredito que há mudanças de qualidade. Sobretudo por conta da variável importante que é a intervenção da Justiça no processo eleitoral, de gestão das Câmaras e do Executivo. Isso gera mudança de comportamento e por isso ainda que o perfil seja o mesmo, as pessoas estão tendo mais cuidado com valores políticos e o passado dos candidatos – diz o mestre em sociologia política e professor da Univali Sérgio Saturnino Januário.
wh3




Investigação sobre duplo assassinato


Coronel Martins – A Polícia Civil de São Domingos investiga o duplo homicídio de um casal na noite de domingo (28), no interior de Coronel Martins. Um rapaz de 21 anos e uma mulher de 31 foram assassinados a tiros dentro de um VW Golf. Um terceiro ocupante do carro foi baleado de raspão no braço. O crime ocorreu na saída de uma festa automotiva na noite de domingo (28). Um terceiro jovem, de 23 anos, foi atingido de raspão.

De acordo com o delegado Paulo Venera, a perícia identificou que os tiros foram dados de uma distância pequena. “Os disparos foram feitos entre 30 cm a um metro de distância das vítimas. Os disparos não atravessaram o vidro do carro, indicando que os vidros estavam abertos. Foram feitos entre quatro e cinco disparos”, explica o delegado. Conforme testemunhas, o autor dos disparos estava em um VW Gol ou Golf que teria encostado próximo ao carro onde as vítimas estavam.
“Testemunhas contaram que o suspeito é magro, alto e estava com um revólver prata. Possivelmente um calibre .38, pelo projétil que localizamos”, conta Venera. Segundo o delegado, as vítimas não possuíam nenhum registro policial e os participantes da festa teriam dito que não houve nenhum incidente durante o evento. “Nenhuma hipótese está descartada. Investigamos desde um desentendimento até um acerto de contas ou vingança”, finaliza.

Informações que possam ajudar nas investigações devem ser repassadas para a Polícia Civil.




Ronda SC

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Casal é assassinado na saída de evento de som automotivo


O crime aconteceu por volta das 17h30 deste domingo, 28, durante um evento de som automotivo que aconteceu no interior de Coronel Martins. No local, foram encontradas três pessoas alvejadas por arma de fogo.
Segundo a Polícia Militar, as vítimas estavam em um  Golf, placas de São Lourenço do Oeste. O motorista, Anderson Machado Correa, de 21 anos, foi atingido na cabeça. Já a caroneira, Carina Carlessi, de 31 anos, foi ferida no pescoço e o caroneiro, de 23 anos, no braço direito.
Com a chegada do Corpo de Bombeiros, as vítimas foram encaminhadas ao atendimento médico, porém, Anderson e Carina não resistiram e morreram no hospital. Eles residiam em São Lourenço do Oeste e eram primos. O caroneiro ferido não corre risco de morte. 
Carina era natural de Campo Erê, mas atualmente residia em São Lourenço do Oeste. 
De acordo com a Polícia Militar, até o momento, não foram identificados os possíveis autores ou motivo do crime.

peperi

Servidores da Receita Federal realizam nova operação padrão em SC


A declaração do secretário executivo do Programa de Parcerias de Investimento (PPI) do Governo Federal, Moreira Franco, de que o presidente em exercício Michel Temer (PMDB) será "mais rígido" com gastos em caso de confirmação do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) não foi bem recebida por servidores públicos federais. Auditores da Receita Federal, que aguardam a aprovação no Congresso de um acordo salarial firmado em março deste ano, protestam durante a semana pelo reajuste. De acordo com o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco), os trabalhadores exigem que o governo federal cumpra acordo de aumento de salário de 21%, divididos nos próximos quatro anos.
A partir de hoje, cerca de 600 servidores da Receita Federal no Estado realizarão operação padrão na fiscalização dos portos e aeroportos de todo país. Em Santa Catarina serão afetados os portos de Imbituba, Itajaí, Navegantes, São Francisco do Sul e Itapoá, a fronteira com a Argentina em Dionísio Cerqueira e a movimentação de carga no aeroporto internacional Hercílio Luz, em Florianópolis. 
— Normalmente a fiscalização ocorre por amostragem, então apenas 5% da carga é fiscalizada. Com a operação padrão, fiscalizamos detalhadamente todas as cargas e isso resulta em um atraso no funcionamento dos portos e aeroportos. É uma forma de pressionarmos o Governo Federal a honrar o compromisso assumido em março deste ano - afirma Rogério Penna, auditor fiscal da Receita Federal e vice-presidente do Sindifisco em Florianópolis. 
Os servidores, que reivindicam o aumento de 21% nos salários, realizam o processo de operação padrão nos portos de Navegantes, Itajaí, Imbituba e São Francisco do Sul. Em julho os auditores também aplicaram operação padrão durante um dia, em protesto pelo atraso do Governo em encaminhar o acordo firmado em março para a aprovação do Congresso. 
Na terça-feira, às 11 horas, os auditores fiscais de Blumenau, Itajaí, Joinville e Florianópolis farão ato público em frente ao Porto de Itajaí para protestar pelo reajuste. 
A assessoria de imprensa da Receita Federal, em Brasília, informou que não vai se pronunciar sobre o protestos dos auditores, previsto para ocorrer até sexta-feira. 

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE

Caminhonete despenca de barranco em Seara


Em Seara, uma caminhonete despencou de um barranco no início da tarde deste domingo (28). Segundo informações da Rádio Belos Montes, o veículo caiu sobre a garagem de uma residência, no bairro Monte Castelo.
De acordo com informações da rádio, populares contaram que o veículo estava estacionado quando disparou e caiu do barranco de cerca de quatro metros.
Ainda segundo a rádio, ninguém se feriu.



RedeComSC

SC tem 45% dos municípios pouco ou nada eficientes em gestão

Um estudo inédito divulgado pela Folha de S. Paulo e pelo Datafolha neste sábado mostra que 134 cidades catarinenses (45% do total de 295 no estado) são pouco eficientes ou ineficientes nos gastos públicos. Os dados mostram quais prefeituras entregam mais serviços básicos de saúde, educação e saneamento usando menor volume de recursos financeiros. De acordo com o levantamento, nos 5% menos eficientes, o funcionalismo cresceu 67% entre 2004 e 2014, em média. No mesmo período, a população aumentou 12%.
No ranking nacional, as sete principais cidades de SC ocupam lugares bem distintos: Criciúma, Chapecó, Florianópolis, Lages e Blumenau ficam na faixa considerada eficiente nos gastos públicos, enquanto Itajaí entra na lista de "alguma eficiência" e Joinville na de "pouca eficiência".

peperi

Militares são presos com 3 ton de maconha em caminhão do Exército

O Exército Brasileiro informou nesta tarde de domingo (28), em nota, que os militares presos após serem flagrados transportando 3 toneladas de maconha em caminhão da instituição em Campinas (SP) nesta madrugada serão expulsos da corporação.
"O Exército Brasileiro não admite atos desta natureza que ferem os princípios e valores mais caros sustentados pelos integrantes da Força. Diante da gravidade do fato, que desonra a instituição e atinge a nossa sociedade, os militares encontram-se presos e serão expulsos do Exército", informou a instituição, por meio de seu Centro de Comunicação Social.
A instituição afirmou ainda que foi instaurado um Inquérito Policial Militar para a apuração dos fatos e responsabilidades e disse que está à disposição para apoiar as investigações.
Em nota, o Comando Militar do Oeste reiterou a abertura de um Inquérito Policial Militar e prometeu máxima prioridade para elucidação dos fatos.
Os cabos presos em flagrante são Higor Abdala Costa Attene e Maykon Coutinho Coelho, que pertecem ao 20º Regimento de Cavalaria  Blindado (20 RCB), de Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS). O terceiro detido é Simão Raul, que fugiu após a ação e está internado em Limeira. Ele é do mesmo regimento e será levado para São Paulo quando receber alta.
Investigação
Um caminhão do Exército carregado com drogas foi apreendido nesta madrugada de domingo (28), na rodovia Anhanguera, em Campinas, e dois militares foram presos em flagrante.
Segundo a Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), o veículo estava carregado 3 toneladas de maconha, mas a droga ainda será pesada e periciada.
Foram três meses de investigação até que os policiais descobriram que um carregamento de drogas chegaria a uma empresa desativada, utilizada como estacionamento, em Campinas.
Os policiais foram até o local da entrega. Algum tempo depois, os suspeitos, que estavam dentro da empresa, desconfiaram da movimentação e tentaram fugir.
Segundo o Denarc, houve troca de tiros entre policiais e militares. Após o confronto, dois cabos, que estavam no caminhão, foram presos em flagrante e logo assumiram que o entorpecente estava no veículo. Eles disseram, ainda, que haviam trazido a droga de Campo Grande (MS) e que ela seria distribuída na região de Campinas.
O caminhão apreendido tinha marcas de disparos nas portas, vidros quebrados e um pneu furado.
Terceiro militar
O militar que fugiu foi encontrado nesta manhã pela Guarda Municipal em Cordeirópolis (SP) com roupas do Exército e ferido.
Os guardas encaminharam o suspeito para a Santa Casa de Limeira (SP) para tratamento e acionaram a Polícia Civil. Após receber alta, ele será levado junto com os outros presos para São Paulo.
Mais suspeitos
Outros dois homens, que deram apoio à ação, tentaram fugir em uma Fiorino, mas foram presos. Segundo a Polícia Civil, eles teriam ido à empresa desativada para pegar a maconha. Foi apreendida uma pistola de calibre 380, com numeração suprimida, utilizada pelos cabos e mais uma van, abandonada por outros criminosos que escaparam.
A Polícia Civil disse ainda que acredita que mais duas pessoas tenham fugido.
Fonte: G1

sábado, 27 de agosto de 2016

Luz forte no céu mobiliza a polícia em cidade do Noroeste do RS


Na madrugada de quinta-feira, 25, parte dos moradores de Panambi avistaram luzes fortes no céu. Segundo eles, pelo menos duas luzes incandescentes foram vistas se movimentando de um lado para outro, com muita rapidez. Ligações foram feitas a sala de operações da Brigada Militar, entre as 2h e 3h.
A luz chegou a deslocar-se para o interior de Condor, na localidade de colônia Casch, Iriapira e mais tarde também foi avistada no bairro Pavão, onde um morador teria feito algumas imagens de um celular de baixa resolução que mais tarde foi vista na zona sul de Panambi.
Os policias militares que avistaram a luz não souberam informar o que poderia ser a forte luz. Segundo um morador do interior, alguns animais de sua propriedade também se agitaram na aproximação da luz no céu. Até o momento não foi possível identificar com certeza do que seria o objeto com luz forte visto no céu.
Panambi News

Juiz manda recolher e destruir material de campanha do PMDB em Piratuba


O juiz eleitoral da comarca de Capinzal, Fernando Busarello, determinou nessa semana, de forma liminar, a suspensão da produção e distribuição de material de campanha do PMDB no município de Piratuba. Além disso, que o partido recolha todo o material distribuído e o destrua no prazo de 48 horas, sob pena de multa de R$ 20 por item não destruído.

De acordo com a representação ingressada pelo Partido Social Democrático (PSD) (coligação Piratuba a Força do Povo) contra os candidatos do PMDB, foram impressos materiais em desconformidade com a legislação eleitoral. O PSD alega que os nomes dos candidatos foram impressos no material de campanha com tamanho das fontes desproporcional, ou seja, não permitida pela Lei Eleitoral.

Junto ao processo também estão vários modelos feitos pelo PMDB que demonstram a suposta ilegalidade cometida pelos candidatos. O juiz destacou em sua decisão que “o material de propaganda acostado à representação dão indícios razoáveis de que a propaganda não está em conformidade com o que determina a legislação”.

Esclarece ainda que a “legislação eleitoral estabelece critérios a serem seguidos por todos os concorrentes a cargos públicos eletivos, justamente para tornar o acesso à propaganda mais igualitário. Quando há a inobservância das regras impostas, aquele que as viola obtém exposição indevida, maior que a facultada aos demais concorrentes, causando desequilíbrio no pleito”.
Fonte: Atual FM

Mais uma dos brasileiros!!


Após acidente, uma senhora de 70 anos teve a perna enfaixada por cima da calça e do tênis que usava. Ela chegou a dormir com o calçado e ficar sem tomar banho por dois dias, isso até que um novo atendimento médico fosse realizado. O caso curioso aconteceu na última terça-feira, na cidade de Bariri, em São Paulo. 

O acidente com Maria Ivone Rodrigues aconteceu na última terça-feira. Ela teria se levantado da cama durante a noite, caido e machucado o joelho e o braço. A correção do procedimento só aconteceu dois dias depois, quando enfim a aposentada teve a perna engessada na Santa Casa de Bariri, que não se pronunciou sobre o caso. (AD)
Fonte: O SUL

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Aeroportos do Oeste de Santa Catarina são retirados do Programa de Aviação Regional


Apenas dois aeroportos catarinenses, os de Chapecó e Correia Pinto, devem receber verba do Programa de Aviação Regional, como mostrou o RBS Notícias. Nesta quarta-feira (24) o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil anunciou cortes em investimentos em todo o país.

Criado em 2012, o programa inicialmente relacionava 13 aeroportos de Santa Catarina como beneficiados. Nesta quarta, o ministério retirou 97 aeroportos do país da lista e informou que só investirá em 176, dos quais apenas 53 são considerados prioritários.

Em princípio, foram cortados do programa os aeroportos Joaçaba, Caçador, Jaguaruna, Joinville, Lages, São Joaquim, São Miguel do Oeste, Três Barras, Concórdia, Forquilhinha e Navegantes. Os investimentos para obras de ampliação e modernização devem ocorrer a partir de 2017.

Aeroporto Santa Terezinha de Joaçaba
Em Joaçaba, o governo federal investiu desde o início do programa mais de R$ 9 milhões em projetos e estudos de viabilidade. A previsão era investir mais R$ 60 milhões para construir um novo terminal de passageiros, ampliar a pista e o pátio pra conseguir receber as aeronaves maiores.

A prefeitura tenta reverter a decisão em Brasília para que o aeroporto Santa Terezinha pelo menos integre a lista secundária de 123 unidades que poderão receber investimentos se a economia melhorar ou se os estados assumirem os projetos.

Confome o secretário de Administração de Joaçaba, Celso Bordin, há a expectativa de conseguir reverter a situação. "Já temos a licença ambiental prévia do aeroporto, nós já temos o levantamento ambiental de todas as áreas que devem ser desapropriadas, fizemos rigorosamente tudo que foi pedido pelo governo federal", disse Bordin.


Fonte: G1 Santa Catarina | Foto: Reprodução/Internet

Prepare-se para mais um aumento: o preço do gás de cozinha vai subir


Valor do aumento deve chegar a 10%. 

O botijão do gás de cozinha vai subir. Conforme a Associação Brasileira dos Revendedores de GLP (ASMIRG-BR), este aumento deve chegar ao consumidor nos primeiros dias de setembro e alcançar 10%, perto da inflação que, nos últimos 12 meses, conforme o INPC, é de 9,56%. 

Presidente da ASMIRG-BR, Alexandre Borjaili destaca que os motivos são os aumentos de custos operacionais e salarial dos trabalhadores da indústria do gás – a convenção coletiva da categoria acontece sempre em setembro. Ele prevê que, para o consumidor, o preço do botijão deve subir até R$ 7. 

Quanto custa 
O preço médio do botijão de 13kg no Rio Grande do Sul, no levantamento da semana passada da ANP, é de R$ 54,38. Não há tabelamento de preços do gás nem fixação de valores mínimos ou máximos. 

Em cinco postos da Capital consultados ontem pela reportagem do Diário Gaúcho, os preços variavam entre R$ 55 e R$ 67 (sem a entrega). Todos confirmaram que o valor deve aumentar no início de setembro. 

Em nota, o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás), que representa as distribuidoras, não especificou o valor do aumento, mas confirmou que, no mês de setembro, há uma pressão natural sobre os preços em função da data-base da categoria. Os custos totais são impactados nessa época também pela folha de pagamento, que corresponde de 30% a 40% do custo total. 

Fonte: DIÁRIO GAÚCHO

Agricultor morre após rompimento de barragens em União da Vitória


O agricultor Ademir Carneiro, de 66 anos, morreu soterrado pela lama na localidade de Colônia Correntes, em União da Vitória, na divisa entre o Paraná e Santa Catarina. 

Pelo menos quatro barragens de açudes construídos em propriedades rurais da região romperam e a água invadiu a casa dele, que fica ao lado da estrada que dá acesso à BR-476. 

O acidente ocorreu por volta das 3 horas da manhã e o corpo de Carneiro só foi encontrado por volta das 8 horas pelo Corpo de Bombeiros de União da Vitória. 

Segundo o cabo Pedro Paulo Cordeiro, do Corpo de Bombeiros da cidade, não é possível identificar a causa do acidente. A cidade foi castigada pelas chuvas na última semana, mas dede o domingo não chove na região. 

Algumas estradas rurais ficaram tomadas pela lama, destroços e madeira arrastada pela água. A Polícia Civil vai investigar o caso. 

A região fica 20 quilômetros de onde, em maio, uma pessoa morreu por causa de fortes ventos, no interior de Porto União, já do lado catarinense.
Fonte: DIÁRIO CATARINENSE

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Polícia investiga suposto esquema de fraude em Câmaras de Vereadores no Oeste


A Polícia Civil de Caçador investiga um suposto esquema de fraude que 
envolve vereadores e um servidor. Segundo a polícia, os suspeitos, de Caçador
 e do município vizinho Calmon, viajavam para outras cidades para fazer cursos que 
não existiram.

Na tarde desta segunda-feira, dia ,22, foram cumpridos dois mandados de 
busca e apreensão nas Câmaras de Vereadores de Caçador e Calmon.

Segundo a investigação, os cursos eram feitos principalmente nas cidades 
de Florianópolis, Curitiba e Brasília para obter vantagens indevidas com diárias.

Em Caçador foram pelo menos 15 casos de cursos falsos, de acordo com a polícia.
 Há dez vereadores e um servidor suspeitos de participação. Em Calmon são
 cerca de dez cursos e há seis vereadores suspeitos.

São investigados os crimes de peculato, falsidade ideológica e formação de
 quadrilha. O esquema ocorria entre 2006 e 2010, conforme a polícia.

Nesta segunda foram apreendidos nas Câmaras de Vereadores de Caçador
 e Calmon balancetes, atas de sessões e computadores, segundo o delegado
 Eduardo Mattos.

Os suspeitos ainda serão ouvidos no decorrer das investigações. A previsão
 de conclusão do inquérito é de 30 dias.
Fonte: G1/SC