quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Suspensas atividades da BR Distribuidora em Canoas


Quatro atividades realizadas na base da Petrobrás Distribuidora (BR), em Canoas, foram interditadas na manhã desta segunda-feira por Força Tarefa de Combate ao Adoecimento pelo Trabalho, integrada por equipe de auditores fiscais do trabalho da superintendência Regional do Trabalho e Emprego SRTE/RS.

Está proibido, por exemplo, o carregamento de caminhões-tanque (abastecem os postos de combustível da bandeira BR), em sistema top loading, com compostos derivados de petróleo (gasolina Podium, gasolina de aviação, aguarrás e outros produtos), nas plataformas da chamada Rua 3 do complexo.

Houve uma “interdição cautelar”, disse o auditor fiscal do trabalho da SRTE/RS, Luiz Scienza. O motivo foi o risco grave e iminente à saúde e integridade física dos trabalhadores que estão expostos a substâncias que podem levar ao adoecimento e câncer, como o benzeno.

A medida também paralisou mais três atividades da BR Distribuidora em Canoas. Foi suspensa a fabricação de emulsões asfálticas diversas, na unidade denominada Fasfnoas Também está proibido o deslocamento vertical de pessoas utilizando equipamento tipo guindaste veicular (guindauto), fabricante Palfinger, modelo PKB 10000, e cesta em fibra não projetada para transporte humano.

Por fim, os auditores suspenderam o carregamento de caminhões-tanque, em sistema botton e top loading, realizado nas plataformas de carregamento (PLECT) A, B e C. Ainda não há avaliação do impacto e do efeito da medida no abastecimento da rede de combustíveis da BR Distribuidora. A bandeira responde por quase 40% do mercado em Porto Alegre e Região Metropolitana.

O levantamento da interdição dependerá da BR. “Se forem adotadas as correções que apontamos no auto da interdição e se a inspeção que deverá ser feita, após as medidas, comprovar inexistência de risco à saúde, a interdição deve ser levantada”, observou Scienza. 


auonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário