Apenas dois aeroportos catarinenses, os de Chapecó e Correia Pinto, devem receber verba do Programa de Aviação Regional, como mostrou o RBS Notícias. Nesta quarta-feira (24) o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil anunciou cortes em investimentos em todo o país.
Criado em 2012, o programa inicialmente relacionava 13 aeroportos de Santa Catarina como beneficiados. Nesta quarta, o ministério retirou 97 aeroportos do país da lista e informou que só investirá em 176, dos quais apenas 53 são considerados prioritários.
Em princípio, foram cortados do programa os aeroportos Joaçaba, Caçador, Jaguaruna, Joinville, Lages, São Joaquim, São Miguel do Oeste, Três Barras, Concórdia, Forquilhinha e Navegantes. Os investimentos para obras de ampliação e modernização devem ocorrer a partir de 2017.
Aeroporto Santa Terezinha de Joaçaba
Em Joaçaba, o governo federal investiu desde o início do programa mais de R$ 9 milhões em projetos e estudos de viabilidade. A previsão era investir mais R$ 60 milhões para construir um novo terminal de passageiros, ampliar a pista e o pátio pra conseguir receber as aeronaves maiores.
A prefeitura tenta reverter a decisão em Brasília para que o aeroporto Santa Terezinha pelo menos integre a lista secundária de 123 unidades que poderão receber investimentos se a economia melhorar ou se os estados assumirem os projetos.
Confome o secretário de Administração de Joaçaba, Celso Bordin, há a expectativa de conseguir reverter a situação. "Já temos a licença ambiental prévia do aeroporto, nós já temos o levantamento ambiental de todas as áreas que devem ser desapropriadas, fizemos rigorosamente tudo que foi pedido pelo governo federal", disse Bordin.
Fonte: G1 Santa Catarina | Foto: Reprodução/Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário