Segunda-feira (15) foi o último dia para os partidos políticos registrarem suas candidaturas a prefeito, vice e vereadores junto à Justiça Eleitoral. Este foi o último processo antes da transformação dos pré-candidatos em candidatos de fato. Desde quarta-feira (17), estão liberadas as propagandas eleitorais em jornais e também nas redes sociais.
Dos 26 municípios que compõe a região Extremo-Oeste, o PMDB é o que mais lançou candidatos na cabeça de chapa. São 17 ao todo. O PSD vem em segundo lugar, com 16. A menor presença é do PDT, que tem candidato a prefeito apenas em São Miguel do Oeste. O PT, apesar de todo o desgaste com a crise política nacional, vem em segundo lugar, com nove candidatos, seguido do PP, com cinco, do PSDB, com quatro, e do PSB, com dois.
No Estado, o PMDB continua sendo o mais presente nas chapas majoritárias. Segundo a direção estadual do partido, o PMDB está presente em mais de 90% das cidades de Santa Catarina com candidatos a prefeito ou vice. O PT, ao todo, oficializou 61 nomes para concorrer a prefeito 73 a vice, sendo chapa pura em 24 cidades.
Entre os vinte maiores municípios catarinenses, que representam mais de 50% da população do Estado, o PSDB terá candidato a prefeito em 14 deles. Segundo o deputado e presidente estadual da sigla, Marcos Vieira, o crescimento do PSDB, que atualmente tem mais de 105 mil filiados, é reflexo de um anseio da população.
O único município que terá candidatura única na região será Caibi, com Elói Líbano (PMDB). A cidade é berço do ex-deputado estadual e atual conselheiro do Tribunal de Contas do estado (TCE), Herneus De Nadal. Com candidatura única, o PMDB terá o apoio do PT, que indicou o nome de Daiana Menin como vice-prefeita.
Fonte: Jornal Imagem São Miguel do Oeste | Foto: Reprodução
Nenhum comentário:
Postar um comentário