Alguns moradores de Coronel Freitas já reconstruíram as casas com palafitas após a enxurraa de julho do ano passado
Foto: Sirli Freitas / Especial
O município de Coronel Freitas, atingido por enxurrada em julho do ano passado, deve adotar uma medida que é muito comum na região amazônica: casas com palafitas.
A recomendação faz parte do Plano de Gestão Sócioambiental, contratado pela prefeitura de Coronel Freitas por recomendação do Ministério Público.
O promotor João Paulo de Andrade disse que cabe agora ao município executar o plano. Aquelas famílias que tiveram suas casas destruídas pela enchente poderão reconstruir suas casas numa área de 15 a 30 metros das margens dos rios, mas sob palafitas. Aliás, todas as novas construções em áreas alagáveis já consolidadas devem seguir essa recomendação.
Em novos loteamentos não poderá ter construções a menos de 30 metros dos rios.Algumas construções mais antigas terão que ser retiradas por estarem em áreas de risco.
Publicidade
De acordo com o promotor, o objetivo é preservar não somente o meio ambiente mas também a vida das pessoas. Mas tudo será de forma gradativa, com notificação dos proprietários para defesa. Mesmo antes do plano alguns moradores (foto) já adotaram a medida.
Diário Catarinense
Nenhum comentário:
Postar um comentário