quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Mínimas abaixo de 4 graus trazem risco de geada


Em plena primavera, as temperaturas vão despencar no Sul do Brasil neste fim de semana. Em Ponta Grossa, leste do Paraná, a mínima pode ficar abaixo dos 4 graus e há um pequeno risco de geadas para as lavouras.

“As geadas podem atingir principalmente os pontos mais altos dos três estados do Sul entre a sexta, dia 28, e o sábado, dia 29”, alerta a meteorologista da Somar Desirée Brandt.

O frio não será duradouro, o que minimiza os riscos para possíveis danos para os produtores, mas não há como descartar a ocorrência de problemas localizados por causa da chance de as plantas entrarem em período de dormência.

Em Cascavel, oeste do Paraná, a mínima será de 7 graus e na serra catarinense os termômetros podem ficar abaixo dos 3.

Segundo o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antônio dos Santos, se tivéssemos vários dias frios na sequência, o perigo seria maior. “Nas áreas alagadas de arroz, a temperatura baixa interrompe o desenvolvimento da cultura que já está com estresse hídrico por causa do excesso de chuva”, explica ele.

Algumas lavouras da fronteira oeste do Rio Grande do Sul receberam 600 milímetros de chuva em 7 dias. São 15.000 hectares de arroz debaixo d’água.

“As culturas de soja, milho e feijão no Paraná podem entrar em período de dormência com as baixas temperaturas, mesmo sem a ocorrência de geadas”, afirma Marco.

Segundo ele, como o período frio será curto, esse risco é menor, mesmo assim, vai atrapalhar o desenvolvimento das plantas e afetar o seu potencial produtivo. “Somente o trigo fica livre dos riscos, afinal o frio agora não afeta em nada o cereal” – diz ele.


auonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário