quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Tabela do Imposto de Renda pode ficar sem correção pelo segundo ano seguido


O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta segunda-feira (16) em Davos, na Suíça, que o governo ainda não bateu o martelo sobre a correção da tabela do Imposto de Renda (IR) a partir de 2017. Embora o Orçamento deste ano já tenha uma previsão de reajuste de 5% no IR das pessoas físicas, a equipe econômica ainda está avaliando o impacto que isso terá sobre as contas públicas diante do menor crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos no país).

A projeção oficial da Fazenda é que o crescimento seja de 1%, mas os técnicos já admitem nos bastidores que esse número ficará mais próximo de 0,5%. Segundo Meirelles, a definição sobre a tabela do IR será feita quando o governo divulgar o programa do Imposto de Renda de 2017, em fevereiro.

“A decisão sobre a tabela do IR vai ser divulgada junto com o programa, na segunda quinzena de fevereiro”, disse Meirelles.

De acordo com um estudo do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco), divulgado no início deste ano, o IR acumula defasagem de 83% nos últimos 20 anos em decorrência de sucessivas correções abaixo da inflação realizadas na tabela.


auonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário