sábado, 15 de julho de 2017

Problemas das estradas são falta de compromisso dos governos, diz Tortelli


Os problemas das estradas do Alto Uruguai foram temas de audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira (14) na Câmara de Vereadores de Erechim. O debate, proposto pelo deputado estadual Altemir Tortelli (PT), foi promovido pela Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Tortelli abriu a audiência pública falando sobre como este tema voltou ao centro das discussões a partir dos problemas verificados na ERS-135, no início de junho deste ano. Contudo, a audiência também tratou sobre as péssimas condições das demais rodovias da região, da falta de acessos asfálticos e do descaso do poder público. Logo no início do evento, o deputado destacou a falta de compromisso do governo do Estado do Rio Grande do Sul com a região, pois o Secretário de Transportes, Pedro Westphalen, tinha se comprometido a participar da audiência pública para apresentar os projetos em andamento e os estudo que estavam sendo feitos, mas não compareceu. 

O deputado criticou os governos estaduais atual e passados pela falta de engajamento e compromisso com os acessos asfálticos. “Na minha visão, o problema maior é que os governos não tiveram coragem de fazer ações firmes e fortes para solucionar esse impasse”, disse Tortelli. O parlamentar afirmou, ainda, que existe a necessidade de formar uma aliança entre todos os setores para enfrentar os problemas estruturais da região do Alto Uruguai gaúcho. "Existem alternativas junto ao Banco Mundial e outros órgãos internacionais que podem fomentar o desenvolvimento. Mas precisamos que a região se una para desenvolver bons projetos para a captação de recursos", complementou.

Participaram da mesa de discussão da audiência pública a prefeita de Itatiba do Sul, Adriana Tozzo, o coordenador do Sutraf, Douglas Censi, o professor do Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Julio Brancher, presidente da Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai, Eduardo Angonesi Predebon, o presidente da Câmara de Vereadores de Erechim, Alessandro Dal Zotto, o prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt, o deputado Gilberto Capoani, e o representante do Daer, Julio Cezar Zanella. A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) que tinha confirmado presença, não compareceu para debater com a sociedade.


auonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário