segunda-feira, 3 de julho de 2017

Santa Catarina soma 189 casos graves de gripe A neste ano


Apesar de o número de mortes por gripe A em SC não ter sofrido alteração - no boletim anterior já eram 24 -, as hospitalizações pela doença continuam crescendo. Só na última semana, foram registrados mais 26 casos graves de gripe A no Estado, que já soma 189. Destes, 185 são do subtipo influenza A H3N2, um de H1N1 e três em investigação. Além disso, são 16 hospitalizações por influenza B. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (Dive-SC). 
Do total de hospitalizações por gripe neste ano no Estado, 121 (59%) apresentaram algum fator de risco associado, dos quais 78 (64,5%) eram idosos (acima de 60 anos), 15 (12,4%) eram obesos, 10 (8,3%) eram crianças com idade abaixo de 2 anos e 14 (11,6%) eram portadores de doenças crônicas, além de quatro gestantes. Ou seja, 84 pacientes que foram hospitalizados pelo vírus influenza não tinham fator de risco associado, o que representa 41%. 
Em relação à idade, os casos acometeram principalmente pessoas acima de 60 anos, que somam 78 casos (38%).  O relatório aponta ainda que o aumento do do número de casos confirmados por influenza aconteceu na semana de 16 a 22 de abril e segue em elevação até junho. No ano passado, no mesmo período foram 656 casos da doença. 
De olho na prevenção
É importante lavar as mãos com frequência e evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas. Também é necessário manter superfícies e objetos que entram em contato frequente com as mãos, como mesas, teclados, maçanetas e corrimãos, limpos com álcool, e não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres. Se estiver gripado, cubra a boca e o nariz com um lenço quando tossir ou espirrar ou use o antebraço. Evite sair de casa quando tiver gripado. 
Fonte: Diário Catarinense/wh3

Nenhum comentário:

Postar um comentário