Uma tentativa de golpe tem deixado empresários de São Miguel do Oeste e região em alerta. Nesta semana, diversos estabelecimentos receberam a ligação de um suposto cliente, identificado como Marco Antônio, realizando o pedido de mercadorias para que fossem pagas através de depósito bancário.
O detalhe da negociação seria um descuido, por parte da funcionária dele, que teria cometido um engano durante o depósito no caixa eletrônico. Após efetuar o suposto pagamento, o estelionatário liga para a empresa comunicando o equívoco, solicitando a devolução dos valores a mais do que a compra realizada, alegando que a “menina” que teria feito à transação achou que os valores seriam destinados a uma única conta.
Uma empresa de São Miguel do Oeste recebeu o telefonema, porém, o empresário desconfiou da atitude do comprador e não caiu no golpe. O homem teria feito uma compra de pouco mais de R$ 500, mas acabou depositando cerca de R$ 15 mil a mais. Durante a negociação, ele chegou a enviar o comprovante de depósito, porém, acabou descoberto.
A tática usada é o golpe do envelope vazio, ou do falso depósito. O estelionatário vai ao banco, realiza um depósito sem colocar nenhum recurso, seja dinheiro ou cheque, dentro do envelope, inserindo-o vazio no caixa eletrônico. Assim, ele consegue obter um comprovante de depósito, mesmo sem utilizar qualquer quantia.
Como normalmente são necessárias cerca de 24h para que o valor seja creditado na conta do favorecido, o golpista pode apresentar o comprovante e obter o produto ou fechar o negócio, sem ter feito qualquer pagamento.
Para evitar prejuízos, os comerciantes devem tomar cuidado ao vender qualquer produto ou fechar um negócio, principalmente quando a negociação for realizada pela a internet ou telefone. A orientação é para que não seja aceito pagamentos feitos por depósito no caixa eletrônico, ou então, quando aceito, deve-se aguardar a disponibilidade dos valores.
Fonte: Rádio Progresso
Nenhum comentário:
Postar um comentário